Pular para o conteúdo principal

LIELT - 11.10

Adequando o produto

Para exportar a empresa eventualmente precisará realizar adequações ao seu produto, que podem ser necessárias para atender exigências técnicas do mercado, condições de transporte, agregar valor e vantagens competitivas, proporcionar uma melhor comunicação com o consumidor e, assim, obter maior acesso ao mercado, acompanhar a elevação dos padrões técnicos em constante evolução, manter-se à frente da concorrência, entre outros fatores.

Para se tornar competitiva no mundo globalizado, e mesmo no mercado doméstico, a empresa deve considerar dois fatores fundamentais:

    • O mundo competitivo dos negócios exige níveis cada vez maiores de inovação e qualidade, bem como custos cada vez mais reduzidos. Para atingi-los, o uso da tecnologia nos meios produtivos e gerenciais da empresa é um dos recursos fundamentais.
    • A tecnologia é a base que permite o desenvolvimento de processos produtivos mais eficientes, que consomem menos energia e geram menos rejeitos industriais, que se traduz em novos procedimentos, novas máquinas, melhor automação e controle dos processos produtivos.

 Existem iniciativas que podem ser úteis e ajudar as empresas que necessitam adequar seu produtos para exportação. Apresentamos a seguir algumas destas iniciativas:

=> O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE dispõe do SEBRAETEC, que foi criado com o propósito de levar inovação para dentro do pequeno negócio. Ele atua em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação. Para saber mais sobre o SEBRAETEC clique aqui.

=> O Instituto de Pesquisas Tecnológicas- IPT implementa o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação- PROGEX, que tem como finalidade prestar assistência tecnológica às micro e pequenas empresas que queiram se tornar exportadoras ou àquelas que já exportam e desejam melhorar seu desempenho nos mercados externos. O PROGEX contempla aspectos como: melhoria da qualidade do produto e do processo produtivo; redução de custos; atendimento a normas técnicas internacionais; pré-qualificação ou qualificação de produtos para obtenção de selos e marcações internacionais como CE, UL e outras; design do produto; embalagens, rotulagem e outras exigências técnicas do mercado-alvo. Para conhecer melhor o PROGEX, clique aqui.

=> O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um instrumento de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação das mesmas e, assim, contribuir para aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo. Para conhecer melhor o SIBRATEC, clique aqui.

=> Na ApexBrasil, conheça o Inove para se Diferenciar, que tem por objetivo promover a inserção da gestão da inovação e do design perante as empresas brasileiras para a promoção internacional de seus produtos e serviços.

IDENTIFICANDO MERCADOS

A correta identificação de seu mercado-alvo é uma das etapas mais importantes para o empresário que deseja exportar de forma sustentável e segura e envolve outras questões que vão além do preço praticado. A existência de barreiras comerciais, o risco comercial apresentado pelo país em questão, o custo do frete, a perspectiva de se estabelecer relações comerciais duradouras e não apenas uma venda eventual, as condições que podem contribuir para consolidar seu produto e marca no referido mercado, entre outros, são aspectos importantes a serem considerados. A Pesquisa de Mercado é um instrumento que poderá lhe ajudar no processo de identificação de seu mercado-alvo.

O que é Pesquisa de Mercado?

pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas. 

 Objetivos da Pesquisa de Mercado:

    • Selecionar mercados para a venda do produto;
    • Identificar tendências e expectativas;
    • Reconhecer a concorrência;
    • Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.

Conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. Estas características abrangem aspectos, tais como: geografia, população, aspectos culturais, religiosos e econômicos, meios de transporte e comunicações, organização política e administrativa.

Saiba como identificar Potenciais Mercados para Exportação do seu produto

Em primeiro lugar, você deve considerar cinco critérios básicos que auxiliam na seleção de potenciais mercados para exportação:

Fatores Geográficos

Este critério para seleção de mercado é baseado nas muitas semelhanças entre o mercado doméstico e o mercado-alvo, o que possibilita a expansão com um mínimo de necessidade de adaptação. Logicamente, seus concorrentes no mercado doméstico terão as mesmas vantagens que você.

Fatores sócio-políticos

Nas exportações para países com os quais temos acordos comerciais, podemos obter vantagens frente a concorrentes.

Fatores Econômicos

Como está a situação econômica do país-alvo? Qual o poder de compra do consumidor?

Fatores Culturais

Até que ponto os hábitos das pessoas do mercado-alvo diferem do mercado doméstico? Existem restrições religiosas? Práticas comerciais muito diferentes? Qual a imagem do Brasil no mercado-alvo?

Fatores Tecnológicos

Atendimento aos padrões tecnológicos do mercado-alvo e design adequado estão entre os pontos a serem observados.

Em seguida, você deverá previamente estabelecer as diretrizes de sua política comercial para o produto.

Diretrizes de sua política comercial

A identificação prévia dos possíveis clientes pode ser feita por intermédio da Internet, como também por meio das informações fornecidas pelas câmaras de comércio, consulados e embaixadas, federações de indústrias e outras entidades de classe. 


=> Veja, também, Conheça os Mercados e Encontre Compradores no Guia de Comércio Exterior e Investimento- Invest & Export Brasil.


 

=> Clique na imagem abaixo para ver o vídeo Para onde Exportar (o vídeo tem uma duração de 1min 56s e abrirá em uma nova janela):

Para onde Exportar? 



 Acesse o link


https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/identificando-mercados-1/identificando-mercados


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog